Você sabia que julho é considerado o mês do dízimo?


  Você sabia que julho é considerado o mês do dízimo? Neste mês, diversas ações são realizadas para incentivar as contribuições e explicar como elas são usadas na manutenção das despesas da paróquia. De acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, "o dízimo é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume, corresponsavelmente, sua sustentação e a da Igreja. Ele pressupõe pessoas evangelizadas e comprometidas com a evangelização." (CNBB, Doc. 106, n.6). Para incentivar os paroquianos de Casa Forte a se tornarem dizimistas, convidamos Leo Galvão e Ana Curado (jovens dizimistas) a compartilharem um pouco de suas experiências com o dízimo. Confira os depoimentos no vídeo abaixo: 


Você ainda têm dúvidas sobre o assunto? Na edição de abril do Folha Forte, tivemos uma matéria falando sobre o tema. Confira abaixo:

O que é o dízimo? 

Para a coordenadora da Pastoral do Dízimo, Arlene Sarita, o dízimo vem sendo uma expressão mais concreta do trabalho da pastoral que, assim como o pão e o vinho, são ofertas transformadas em Cristo. O dízimo, antes de tudo, deve ser compreendido como uma gratidão.

Onde é gasto o dízimo?

O dízimo, doado pelos fiéis, é usado dentro da própria paróquia, em serviços de manutenção dos ambientes paroquiais, como a matriz e o salão paroquial. Além disso, as contribuições também ajudam a pagar a equipe de funcionários e encargos da Igreja, como, por exemplo, água, luz e telefone.

Uma parcela do dízimo também ajuda na contribuição do equipamento litúrgico, como hóstias, vinho e velas. Por fim, o dízimo também ajuda no pagamento de padres ou diáconos externos, quando há necessidade de substituição do pároco para alguma celebração.

Posso doar qualquer valor?

Segundo a coordenadora da Pastoral do Dízimo, qualquer valor pode ser doado. "O que o seu coração desejar, dentro de suas possibilidades. A maior alegria é doar com o que seu coração pede e quer", fala.

Com quem falo ? Onde me cadastrar ? Como faço para efetivar o dízimo?

O cadastramento pode ser feito com os agentes da pastoral do dízimo, durante as missas de sábado e domingo, no quiosque do dízimo, que fica na entrada da igreja, onde também a contribuição pode ser efetivada. O dízimo também pode ser pago pelo site da paróquia, na secretaria paroquial, em horário comercial, ou via depósito bancário.

0 Comentarios

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.