Em pé, sentado, ou de joelhos? Como se portar em cada momento da Missa

Você provavelmente já está acostumado – ou mesmo se incomoda – com o tradicional “senta e levanta” durante as missas, certo? No entanto, sabia que essas posições e gestos têm um sentido litúrgico e também fazem parte do rito da celebração? Dessa forma, devemos realizá-los com piedade e sentimento, para bem vivermos cada missa.

É preciso conhecer cada parte e cada gesto da missa para compreender mais profundamente sua real beleza. A cada momento, somos convidados a assumirmos determinada postura que demonstra atenção ao que acontece na celebração. São basicamente três posições que adotamos no decorrer de cada missa: em pé, sentado e de joelhos. Confira o que cada um desses gestos significa e em que momentos deve ser realizado:

Em pé



Ficar em pé indica uma postura de respeito e prontidão, bem como de oração. Por isso, iniciamos a missa em pé, para acolher a procissão inicial e o presidente, que ali celebra na pessoa de Cristo. Também ficamos em pé durante o Evangelho, que é a proclamação da Palavra do próprio Jesus e de seus atos; na oração eucarística (exceto durante a consagração, em que devemos nos ajoelhar) e na bênção final.


Sentados


Nós nos sentamos para escutar. Lembre-se que, na Bíblia, as multidões que acorriam a Jesus normalmente se sentavam para ouvir o que Ele tinha a falar. Durante a missa, costumamos nos sentar durante as leituras – exceto o Evangelho – e o salmo, a homilia e o ofertório. É a postura de quem quer ouvir e meditar sobre o que é dito.



De joelhos

Ajoelhar-se é se colocar em posição de adoração e submissão a Deus. Devemos nos ajoelhar ao estarmos frente a Jesus Eucarístico, presente na hóstia consagrada. São dois momentos em que adotamos essa postura: na consagração do pão e do vinho e após recebermos a comunhão, em momento de oração. Nesses momentos, quem não pode se ajoelhar por algum motivo particular deve permanecer em pé, não sentado. A Adoração ao Santíssimo Sacramento também pede que nos ajoelhemos.



Além do ajoelhar, um gesto semelhante é a genuflexão, que é tocar o chão com um dos joelhos. É um gesto também de adoração a Jesus Eucarístico, que deve ser feito ao entrar em uma igreja e ao sair dela, dirigido ao sacrário.

0 Comentarios

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.