Semana da Família 2021


Todos os anos, sempre na segunda semana de agosto, a nossa igreja celebra a Semana Nacional da Família com temas muito importantes que ajudam a família a participar de um momento de reflexão e inserção na ação missionária da igreja católica.


A Semana Nacional da Família é um projeto consolidado, que acontece no mês vocacional, para lembrar que ser família é um chamado. A cada ano, a temática procura evidenciar aquilo que a Igreja põe em relevo encorajando as famílias a aprofundarem as dimensões bíblica, doutrinal e social.


Em 2021, aproveitando que o Papa Francisco lançou o Ano Família Amoris Laetitia, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, quis fundamentar na Exortação Apostólica o tema: “A alegria do amor na Família” e o Lema: “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo”. Dessa forma, assim como a proposta do Papa pretende chegar a todas as famílias do mundo, por meio de várias atividades de caráter espiritual, pastoral e cultural, a serem realizadas nas dioceses, paróquias, universidades, no contexto dos movimentos eclesiais e das associações familiares; no Brasil, a Semana Nacional da Família será um instrumento valioso e colaborativo para fazer as pessoas experimentarem “que o Evangelho da família é alegria que enche o coração e a vida inteira”. (AL, n. 200).  



É nesse sentido que queremos resgatar o tema da alegria. Não uma alegria passageira, vazia de sentido, ou superficial. Queremos falar de uma alegria que brota do coração de cada lar cristão, como fruto do fortalecimento dos vínculos conjugais que unem os filhos e vencem juntos obstáculos e as crises porque foram sustentados pela fé. Somente um verdadeiro amor pode trazer a alegria que vem de Deus.


Para que possamos aproveitar este tema, a nossa paróquia realizará,  a partir do dia 24 de agosto uma programação de eventos (online e presenciais), com o objetivo de ajudar todos os paroquianos a participar da Semana Família e também refletir sobre a importância do amor que alegra e contagia a família cristã.


No dia 24, às 20h, será realizada a palestra “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo”, com a presença do Gabriel Marquim, fundador da Comunidade dos viventes e da Casa Vincular, em uma transmissão pelas nossas redes sociais.


No dia 25, às 20h, será realizado o terço meditado na Igreja Matriz de Casa Forte com a presença dos integrantes da Pastoral Familiar. Este evento também será transmitido pelas nossas redes sociais.


No dia 26, às 19h, será realizada a Missa e exposição do Santíssimo em ação de graças a todas as famílias.


No dia 27, às 20h, será realizada a Live musical, com a participação da Pastoral da Alegria que terá como tema a Família cristã.


No dia 28, às 20h, será realizado o evento de encerramento com o “Quiz das famílias", em um momento de descontração com a participação das famílias da nossa paróquia.


Que possamos assim envolver as famílias nestes momentos de descontração e oração e motivá-las a serem sempre uma Igreja doméstica, evangelizadora, em saída, para tocar e santificar o mundo. Mas também, para que possam acolher, acompanhar, discernir e integrar todos os casais e as famílias que precisam reencontrar a fonte do verdadeiro amor e da verdadeira alegria: Jesus Cristo.




0 Comentarios

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.