Casa Forte agora tem grupo de coroinhas


O grupo é a grande novidade. Em Casa Forte ele é composto por seis integrantes: os irmãos Sofia e Kadu, filhos de Brenda e Dió, Melissa, filha de Meg e Paulo, Juju, filha de Beth e Eduardo, Saulo, filho de Nati e Duda e Cecília, filha de Veruschka e Renato, todos sob a batuta do seminarista Wilker Cruz.

Ele considera a formação de coroinhas mais uma oportunidade de acolher, desde cedo, crianças e jovens, fomentando sua vida dentro da Igreja. Wilker diz que “isso é um meio de despertar vocações, pois o contato com o sagrado pode provocar o desejo de seguir a vida religiosa, pelo sacramento da Ordem para homens e ingresso nos conventos para mulheres”. A história mostra que boa parte dos seminaristas foram coroinhas na infância ou adolescência.

Em nossa paróquia, as crianças e jovens que manifestam o desejo de auxiliar nas atividades das Missas, participam de encontros semanais, de modo remoto, às sextas-feiras, das 19h às 19h50, fazendo uma catequese, onde Wilker Cruz conta histórias da Bíblia e quando encontra, pessoalmente, nas celebrações, faz perguntas e formações sobre o que é ser coroinha e tudo que envolve esse serviço de amor a Jesus Cristo e à Igreja.

Cecília
Sofia e Kadu
Saulo
Melissa e Juju

Coroinhas na história

A função dos coroinhas existe desde o início da Igreja. A exemplo da vida de São Tarcísio, patrono dos coroinhas, que aos 12 anos entregou sua vida em favor da Eucaristia. Ele serviu ao Papa Sisto II, no período do Império Romano, e se ofereceu para levar a Eucaristia aos cristãos que estavam presos, porém nessa tentativa foi descoberto e morto, por não negar sua fé e não entregar Jesus Eucarístico aos pagãos.

A principal responsabilidade do coroinha ou acólito é ser zeloso com a Eucaristia, devendo exercer as suas funções com piedade, postura e respeito aos mistérios, ao sacerdote, aos fiéis e ao templo, servindo e amando no santo sacrifício da Missa. Também precisa cuidar dos objetos litúrgicos, conhecer as partes da liturgia, os lugares da casa de Deus, os livros sagrados, os utensílios utilizados, as vestes apropriadas e seguir os ensinamentos da fé católica.

0 Comentarios

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.