Você sabe a maneira correta de receber a comunhão?


A fé católica tem como seu principal pilar a Sagrada Comunhão. Por meio dela, recebemos o Corpo e o Sangue de Cristo a cada Santa Missa, em um memorial da Última Ceia, revivendo e atualizando o momento de Jesus com seus discípulos. Mas você sabia que existem maneiras corretas de receber a hóstia consagrada? É preciso, acima de tudo, profundo respeito.

A Igreja Católica estabelece que o fiel é livre para escolher como quer receber a hóstia: se na mão ou diretamente na boca. Também pode-se escolher comungar em pé ou de joelhos. Alguns cuidados, no entanto, são necessários em todas as ocasiões. O primeiro e mais óbvio é o respeito com a Sagrada Comunhão, pois ali estão, em presença viva, o Corpo e o Sangue de Cristo. É preciso entender a importância do momento para vivê-lo com a piedade necessária. 

Ao aproximar-se do ministro ou sacerdote que distribui a eucaristia, o fiel deve escolher como recebê-la:

Na mão

Para receber a hóstia consagrada diretamente na mão, o fiel não deve, jamais, pegar a partícula com os dedos em forma de pinça – prática ainda comum. O passo a passo correto é: aproximar-se do ministro ou sacerdote e estender a mão esquerda, com a direita por baixo. A mão deve formar como um “trono” ou uma “manjedoura” para receber a partícula. O sacerdote coloca a hóstia na mão esquerda do fiel, que a toma com a mão direita e leva à boca. Por higiene e segurança, esta é a maneira preconizada para recebimento da Sagrada Comunhão enquanto durar a atual pandemia da covid-19.

Na boca

Se o fiel preferir receber a hóstia na boca, deve aproximar-se com o mesmo respeito e piedade e, quando o ministro ou sacerdote lhe oferecer a partícula, abrir a boca para que seja depositada. Quando a comunhão é distribuída em duas espécies – a hóstia molhada no vinho –, a comunhão deve ocorrer sempre diretamente na boca, salvo sob condições excepcionais. Durante a pandemia, a orientação é que a comunhão não seja entregue desta forma.

Em pé ou de joelhos

Toda pessoa é livre para escolher se prefere receber a comunhão em pé ou de joelhos. Caso prefira permanecer em pé, no entanto, recomenda-se que, antes, faça ao menos uma reverência, demonstrando respeito. Ao se aproximar, o ministro ou sacerdote diz “O Corpo de Cristo”, ao que o fiel deve responder “Amém”, como forma de confirmação na crença da Eucaristia. Após isso, deve comungar e, caso receba a partícula na mão, deve levá-la à boca ainda na frente do ministro.

0 Comentarios

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.