Cristo Forte e Kerigma: Atividades presenciais de volta!


Após quase um ano e meio de pandemia, a maior parte das atividades presencias da população já voltou a acontecer. A cada dia, os encontros passam a ser mais comuns em nossas vidas, mesmo diante das mudanças a adaptações necessárias para que o convívio voltasse da forma que conhecíamos ou, algo muito parecido como "antigamente". Seguindo o fluxo do que já vem ocorrendo em outras áreas de nossas vidas, os paroquianos começaram a ter também encontros presenciais em nossas atividades pastorais. Alguns grupos optaram por um sistema híbrido, como, por exemplo, a Pascom, que realizou a maior parte de suas atividades de maneira virtual, porém teve duas reuniões presenciais em 2021. As pastorais jovens da paróquia (Kerigma e Cristo Forte) também começaram a perceber a necessidade de voltar aos encontros presenciais e, aos poucos, esta migração vem ocorrendo.

Kerigma

Percebendo a diminuição do número de adolescentes participantes das reuniões online, o Grupo de Adolescentes Kerigma voltou às reuniões presenciais no dia 15 de agosto de 2021. Os encontros continuam acontecendo aos domingos, porém com a frequência alterada para cada 15 dias. Além disso, para a segurança de todos os envolvidos, um protocolo sanitário vem sendo seguido: o local é arejado, há um limite de 20 participantes, regras de distanciamento, uso obrigatório de máscaras e recepção com álcool 70%. De acordo com Tia Lú (Lú Ayres), supervisora do Kerigma, a primeira reunião presencial foi "emocionante e bem participativa por parte dos adolescentes que ali estavam". Ainda de acordo com ela, todos os supervisores e adolescentes presentes estavam vacinados com ao menos a 1ª dose da vacina contra covid-19. Se você é adolescente e está com saudade das reuniões presenciais do Kerigma, pode entrar em contato com a supervisão para mais informações.




Cristo Forte

Assim como o Kerigma, o Grupo Jovem Cristo Forte também retomou suas reuniões presenciais e basicamente pelos mesmos motivos: saudades e desanimo com encontros virtuais. Depois de um bom tempo de distância física, finalmente a saudosa reunião pós-missa de domingo aconteceu. O primeiro (re)encontro ocorreu no dia 19 de setembro de 2021 e não faltaram momentos de partilha e muita música! Vale reforçar que, foram seguindo os mesmos critérios sanitários do grupo de adolescentes. A partir de agora, as reuniões presenciais do Cristo Forte acontecerão a cada 15 dias no salão paroquial. E se você quiser ficar por dentro dos temas e horários das reuniões, é só seguir a pastoral nas redes sociais.





Tudo que se planta, se colhe...


Muito antes da pandemia, o Kerigma e Cristo Hoje realizavam reuniões aos domingos, após as Missas das 17h. Cada grupo em seu "quadrado", ou seja, os adolescentes em um lugar e os jovens no outro. O roteiro desses encontros eram (e são) pautado no amor de Cristo e passado na linguagem de cada grupo. Além disso, a supervisão (Kerigma) e a assessoria (Cristo Forte) traziam para os seus respectivos públicos o Evangelho do Dia e debatiam temas como: amor ao próximo, misericórdia e compaixão. E foi através destes encontros dominicais que outros grupos surgiram em nossa paróquia, como, por exemplo, o Éfata e os Samaritanos. E é focando neste último exemplo que pedimos para o jovem Bernardo compartilhar sua história com os Samaritanos. Em seu depoimento, ele conta que foi após um Encontro de Jovens com Cristo (EJC) que decidiu distribuir alimentos aos mais necessitados. Não estava sozinho, é claro. Compartilhou a ideia com um grupo de amigos e assim surgiu o movimento.






0 Comentarios